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O papel do Educador na construção do Novo Ensino Médio

Nós, da Rede Marista, priorizamos a formação integral e o protagonismo de nossos estudantes. Essas premissas ganham ainda mais força com o Novo Ensino Médio. Entendemos que o novo arranjo curricular pode mobilizar experiências formativas sintonizadas com as demandas das juventudes contemporâneas e, para consolidar essa mudança, a participação dos educadores foi fundamental.

Nossos professores contribuíram ativamente para a elaboração dos Percursos Investigativos, atividades que integram os Itinerários Formativos em nossos Colégios. Continue conosco para saber mais sobre esse processo de construção.

Os Itinerários Formativos na Rede Marista

Primeiro, cabe recapitular que o Novo Ensino Médio se divide em duas dimensões. A Formação Geral Básica corresponde ao currículo comum, composto por componentes curriculares. Já os Itinerários Formativos variam de uma instituição de ensino para outra, em diálogo com as culturas locais e as demandas de cada região e são organizados em duas dimensões: os Núcleos de Aprofundamento, comuns a todos os estudantes de uma mesma turma; e os Percursos Investigativos, cuja escolha os estudantes realizam anualmente.

Nos nossos Colégios, esses Itinerários estão em sintonia com o Projeto Educativo do Brasil Marista (PEBM), que propõe o desenvolvimento de diferentes competências, a saber:

Competências acadêmicas – a capacidade de levantar hipóteses ou soluções às problemáticas do cotidiano, mobilizando o conhecimento científico;

Competências políticas – possibilitam construir conhecimentos e valores para a convivência com diferentes agentes da sociedade;

Competências ético-estéticas – aquelas que desenvolvem valores e atitudes relativos à justiça social, à diversidade e à solidariedade, entre outros;

Competências tecnológicas – o uso de artefatos, mídias e outros dispositivos para ampliar as capacidades de investigação, análise e comunicação, entre outras.

Todas essas competências elencadas para o Novo Ensino Médio também se ajustam aos encaminhamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como sempre, a ideia é oferecer uma formação integral de excelência para nossos estudantes.

O papel dos estudantes e dos educadores nos novos currículos

A construção dos arranjos curriculares para o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista foi um processo coletivo, que envolveu, por exemplo, a opinião e a percepção dos nossos jovens sobre a escola e sobre como aprendem melhor no cotidiano escolar.

Para tanto, nos baseamos na pesquisa Vamos falar sobre o Ensino Médio?, realizada entre outubro de 2018 e setembro de 2019 com estudantes de escolas e unidades sociais das Províncias Maristas do Brasil. O relatório apontou insights sobre as demandas desse grupo, permitindo-nos entender melhor suas vivências e seus modos de aprender.

Entre os resultados, ficou evidente que nossos Colégios são como uma segunda casa. Os estudantes se sentem pertencentes a esses espaços. Também verificamos que os jovens se interessam por diferentes métodos de ensino, com aulas dinâmicas e atrativas por meio de vínculos significativos com seus professores, sem abrir mão da seriedade, do rigor acadêmico e da organização.

Ainda, a mediação tecnológica em sala de aula e a ênfase no Projeto de Vida foram pontos de destaque, ou seja, além de se adequar à realidade de nossas juventudes, com a realização de atividades interativas e colaborativas por meio de diferentes estratégias e dispositivos tecnológicos, as instituições de ensino devem oferecer caminhos para o desenvolvimento do protagonismo e que, também, ajudem na escolha profissional de cada indivíduo.

Tendo em vista essas questões, nossos educadores foram convidados para construírem  Percursos Investigativos Optativos. Esses são projetos que ocupam quatro períodos semanais na composição curricular dos Itinerários Formativos.

Ao longo de 2021, professores de diferentes Colégios Maristas foram convidados, após um período de seleção, para criar os currículos desses Percursos. Cada proposta foi elaborada por dois docentes.

As linhas formativas do projeto foram desenvolvidas por meio da pesquisa e do debate contemporâneo existentes nas áreas do conhecimento, além das vivências e da própria trajetória marista desses educadores no trabalho cotidiano com as juventudes. Além disso, cada colégio conta com um educador referência por Itinerário, e esses profissionais têm autonomia para incrementar estratégias a partir dos Itinerários elaborados pela Rede em diálogo com questões locais e regionais.

Isso significa que os Itinerários Formativos não são fechados em si mesmos, pelo contrário: eles foram desenhados de forma que educadores-referência de diferentes localidades possam expandir os debates a partir dos interesses dos estudantes daquela unidade. Dessa forma, com diálogo e contribuição coletiva, vamos oferecer um Novo Ensino Médio em sintonia com os interesses, as potencialidades e as necessidades de nossos estudantes.

Gostaria de saber mais? Então continue acompanhando nosso blog. Em breve, voltaremos com novidades. Até lá!

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