Rede Marista | Blog

Qual é a diferença entre Núcleo de Aprofundamento e Percurso Investigativo?

Se você já pesquisou sobre o Novo Ensino Médio, provavelmente conhece o termo “itinerários formativos”. Trata-se da parte flexível do currículo, na qual os estudantes se aprofundam em temáticas de seu interesse.

Na proposta pedagógica dos Colégios da Rede Marista, esses caminhos são ofertados em duas dimensões: Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos Optativos. Hoje vamos explicar a diferença entre eles. Fique conosco!

O que são os Núcleos de Aprofundamento do Ensino Médio?

Os Núcleos de Aprofundamento abrangem entre 12 e 16 períodos semanais. Esse tempo será preenchido com aulas, oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outras atividades relacionadas aos itinerários formativos integrados das áreas.

A organização é seriada. Isso significa que o estudante terá a mesma turma ao longo dos três anos do Ensino Médio. Durante esse tempo, irá se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática).

Cada Colégio da Rede Marista oferece Núcleos de Aprofundamento organizados de acordo com os planejamentos docentes, em diálogo com características regionais e as comunidades locais. Os eixos estruturantes são os seguintes:

Empreendedorismo;

Investigação Científica;

Mediação e Intervenção Sociocultural;

Processos Criativos.

Porém, qualquer que seja o caminho definido pelo estudante, você pode ter certeza de que a excelência acadêmica está garantida. Afinal, temos um compromisso com a formação integral e de qualidade dos nossos jovens.

Saiba mais: Como será o currículo do Novo Ensino Médio?

Conheça os Percursos Investigativos Optativos dos Colégios da Rede Marista

Além dos Núcleos de Aprofundamento, nossos estudantes de Ensino Médio também terão a oferta de Percursos Investigativos Optativos. Essas atividades ocuparão até quatro períodos da semana, em turmas não seriadas.

As atividades híbridas têm foco em pesquisa e intervenção social. O objetivo é desenvolver habilidades investigativas, além de propor soluções para os desafios da sociedade.

O jovem poderá ingressar em diferentes Percursos Investigativos no decorrer da jornada. Seguiremos um modelo híbrido, com encontros presenciais no colégio e conteúdo on-line, como vídeos, podcasts, fóruns e outros recursos interativos. ​Dessa forma, construiremos uma trajetória educacional inédita, conectada com as realidades das juventudes contemporâneas.

Abaixo, segue uma lista com as linhas formativas que orientam a elaboração dos Percursos Investigativos Optativos nos Colégios da Rede Marista. Confira:

Ciências da Saúde e da Vida: abrange investigações sobre atividades humanas, ecossistemas e processos de origem química, física, biológica, social ou cultural;

Contextos e Movimentos do Século XXI: apresenta temas relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade;

Cultura Digital: trata da cibercultura e de suas consequências em diferentes esferas, do design à comunicação e à identidade humana;

Educação Financeira: aborda discussões sobre consumo consciente, sustentabilidade, educação fiscal e economia no cenário contemporâneo;

Tecnologias e Sociedade – sistemas e processos: tem o objetivo de propor soluções, a partir das Engenharias e da Matemática, para desafios socioculturais, ambientais, econômicos e de saúde pública;

Processos Criativos em Múltiplas Linguagens: aprofunda conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, com base em problemas de pesquisa.

Gostou da proposta? Quer saber mais detalhes sobre os itinerários formativos no Ensino Médio dos Colégios da Rede Marista? Então continue acompanhando nosso blog. Em breve, voltaremos com novidades. Até lá!

Adicionar comentário