Os Itinerários formativos são um dos principais diferenciais do Novo Ensino Médio, que propõe a flexibilidade como um princípio do currículo – de maneira que sejam valorizadas as diferentes linguagens, mídias e tecnologias. Isso possibilitará, também, que o estudante escolha um ou mais caminhos de formação. Continue conosco para entender como essa mudança será implementada nos colégios.
O que são os itinerários formativos do Ensino Médio?
Os itinerários formativos são ofertados em formato de módulos, disciplinas, unidades curriculares, projetos e outras atividades escolares que o jovem poderá escolher. O objetivo é se aprofundar em uma ou mais áreas de conhecimento, de acordo com o projeto de vida desse estudante.
Conforme prevê a Lei nº 13.415/2017, a formação específica corresponde a até 1,2 mil horas dentro do currículo do Ensino Médio – ou 40% da carga horária. Os outros 60% ficam com a Formação Geral Básica (máximo de 1,8 mil horas), na qual se incluem as disciplinas tradicionais (Português, Matemática, História, Química etc.).
Cada instituição de ensino tem liberdade para elaborar os itinerários formativos. Por exemplo, o colégio pode oferecer uma trilha formativa com aulas de Robótica e linguagens de programação. Enquanto isso, outras aulas podem ser focadas em manifestações culturais, abordando História da Arte, oficinas de teatro e assim por diante. Há, ainda, a possibilidade de uma formação técnica e profissional.
A definição do currículo depende da demanda. Ou seja: ela leva em conta a relevância para o contexto local, de forma a dialogar com as necessidades da comunidade e os interesses dos estudantes. Além disso, apesar da autonomia, as instituições são orientadas a compor arranjos curriculares a partir destes eixos estruturantes:
Investigação Científica
Esse eixo prioriza a pesquisa. As turmas vão ampliar a capacidade de levantar hipóteses e sistematizar conhecimentos para a solução de problemas.
Processos Criativos
Aqui, a ideia é compor intervenções artísticas, peças de comunicação ou outros projetos que estimulem a criatividade a partir de diferentes manifestações culturais e científicas.
Mediação e Intervenção Cultural
Um itinerário desses prevê a mobilização da comunidade escolar a partir de um projeto social ou cultural. O objetivo é causar impacto para resolver demandas da sociedade.
Empreendedorismo
Os estudantes serão incentivados a identificar oportunidades para empreender. Depois, vão planejar, testar e executar esses projetos transformadores.
Importante: a lei aponta que, havendo disponibilidade de vagas, o aluno concluinte do ensino médio pode cursar mais de um itinerário formativo. Dessa maneira, amplia as possibilidades de formação, experimentando caminhos para assumir o protagonismo de sua trajetória.
Como será o currículo do Ensino Médio na Rede Marista
Na proposta pedagógica dos Colégios da Rede Marista, os itinerários formativos são ofertados em duas dimensões: Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos Optativos. Entenda a diferença:
Núcleos de Aprofundamento
No Núcleo de Aprofundamento, o estudante participará de oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros trabalhos. A organização é seriada, de acordo com a etapa de ensino do jovem, e distribuída ao longo dos três anos de curso. Serão entre 12 e 16 períodos semanais com atividades da formação escolhida.
Percursos Investigativos Optativos
Essas atividades ocuparão quatro períodos por semana, em turmas não seriadas. Serão atividades voltadas para o estudo e a pesquisa de um tema específico. O percurso de aprendizagem prevê encontros presenciais e atividades on-line, incluindo podcasts, games e outros recursos pedagógicos.
E então, o que você acha dessa nova proposta de currículo? Gostou de saber um pouco mais sobre os itinerários formativos?
Para mais informações, continue acompanhando o nosso blog. Em breve voltaremos com detalhes sobre o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Até lá!
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