As atividades extraclasse são parte importante do jeito marista de educar. Nos nossos Colégios, o desenvolvimento do estudante é constante e ocorre dentro e fora da sala de aula. Oferecemos diversas possibilidades de aprendizagens extra no contraturno escolar. Quer saber mais? Siga conosco!
Atividades que contribuem para a formação integral
As atividades extraclasse – ou, como chamamos em nossos Colégios, atividades complementares – contemplam iniciativas artísticas, científicas, esportivas e de solidariedade. Alinhadas aos valores que balizam a educação marista, contribuem diretamente para a educação integral das crianças e dos adolescentes. Por meio delas, potencialidades são exploradas e talentos são desenvolvidos e aprimorados, auxiliando a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel social no mundo.
Como o próprio nome indica, permitem vivenciar a educação marista no turno inverso ao das aulas. Isso não só proporciona mais espaço e tempo para a aprendizagem dos estudantes, mas também facilita a organização das famílias, pois as crianças e os jovens podem participar de atividades diferenciadas dentro do próprio ambiente escolar.
As atividades extraclasse também trazem uma série de benefícios aos estudantes. Ao ampliar conhecimentos e habilidades, auxiliam no desempenho em sala de aula. Também incentivam o convívio e a capacidade de se relacionar, além de ajudar na descoberta de novos talentos. Nos nossos Colégios, isso se soma à formação humano-cristã, com ênfase em temas como relações humanas, vivência de valores, avaliação de projetos pessoais e debates sobre temas ligados à valorização da vida e à transformação social.
Conheça as atividades
Cada Colégio da Rede Marista tem seu próprio portfólio de atividades complementares. No entanto, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades e relações sociais é comum em todas as unidades. Existem diversas categorias nas quais os estudantes podem se inscrever. Confira algumas:
- Artísticas: ampliam o conhecimento por meio de práticas que envolvem diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades. Desenvolvem a criatividade, estimulam os cinco sentidos e a capacidade criativa. Além disso, promovem o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação artística.
Exemplos de atividades oferecidas: Educação em Arte, Balé, Teatro, Teclado, Violão, Capoeira, entre outras.
- Científicas: potencializam a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a capacidade de planejamento e organização, a pesquisa e a autonomia do aprendizado, além da tomada de decisões. Também incentivam o diálogo e o respeito às diferentes opiniões para construir o saber.
Exemplos de atividades oferecidas: Robótica Educacional, Clube de Ciências, Produção Textual, Projeto Inova, entre outros.
- Esportivas: desenvolvem habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, o respeito ao adversário e às regras do jogo. Também ampliam a compreensão de como agir em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo.
Exemplos de atividades oferecidas: Futsal, Futebol 7, Vôlei, Judô, Ginástica Artística, Patinação, Handebol, Basquete, Jiu-Jitsu, Atletismo, entre outras.
- Solidariedade: estimulam a formação de lideranças por meio da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade e do carisma marista. São atividades que incentivam os estudantes a formar seu futuro pessoal e coletivo, entendendo-se como agentes de mudança a partir do seu protagonismo em busca de uma sociedade mais justa e solidária.
Exemplos de atividades oferecidas: Pastoral Juvenil Marista (PJM), Voluntariado Marista, Grupos de Escoteiros, entre outros.
Para saber mais sobre o portfólio de cada unidade, acesse este link e confira informações sobre todos os Colégios da Rede Marista. Estamos com matrículas abertas!
Gostou de saber mais sobre as atividades complementares dos Colégios da Rede Marista? Então siga acompanhando o Blog Em Família. Aqui já falamos sobre o nosso processo de alfabetização e letramento, sobre a formação continuada de educadores, protagonismo juvenil e muito mais. Até a próxima!
Adicionar comentário