O processo de alfabetização e letramento é um marco na trajetória escolar de nossos estudantes. Para os pais, representa expectativa. Para as crianças, significa novas descobertas. Para os educadores, contempla novas perspectivas de aprendizagens.
Quer conhecer o jeito marista de alfabetizar e incentivar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita? Continue lendo e saiba mais!
Alfabetização e letramento por meio da ludicidade
Nos Colégios da Rede Marista, o processo de alfabetização e letramento ocorre por meio de abordagens lúdicas e de elementos do cotidiano. A metodologia conta com o uso e valorização de brincadeiras, jogos, tecnologias digitais e diferentes gêneros literários.
Isso faz com que os estudantes dos Anos Iniciais já estejam inseridos nesse contexto antes mesmo de começarem a utilizar o caderno. Dessa forma, a aprendizagem das crianças acontece de forma natural e espontânea. Todo o processo é pensado de uma forma lúdica e com intencionalidade.
Por meio dessas situações brincantes, que contribuem para o desenvolvimento do raciocínio, as crianças comparam sons, divertem-se com rimas e aproximam-se do sistema alfabético de uma maneira prazerosa. São vivências com o corpo, com a música e outras ferramentas que permeiam o processo de alfabetização, para, na sequência, começarem com o registro mais sistematizado no caderno.
Curiosidade e afetividade como meios de aprendizagem
Durante o processo de alfabetização e letramento, as crianças elaboram suas hipóteses de escrita a partir das propostas que são realizadas em sala de aula. Por isso, buscamos elementos dos contextos social e cultural vivenciados pelos estudantes, para que a aprendizagem seja significativa e leve em conta a singularidade de cada um.
Um exemplo é a exploração de palavras estáveis, como o próprio nome do estudante, que auxilia na descoberta e construção do uso das letras na composição de cada nome e na associação e percepção das regularidades existentes na escrita. A partir disso, as crianças se sentem mais seguras e começam a tentar escrever os nomes dos colegas, familiares, da professora. Ou seja, palavras que são significativas e carregam uma história afetiva para elas.
Outro aspecto importante da metodologia é a utilização de projetos que surgem por meio de curiosidades que os estudantes apontam ao longo das aulas. As turmas investigam seus assuntos de interesse e, ao mesmo tempo, desenvolvem a alfabetização e suas habilidades de leitura e escrita.
A função social da linguagem
As formas oral e escrita da linguagem carregam uma importante função social. À medida que a criança vai se apropriando dos códigos da escrita, utilizando as letras, relacionando o som das letras e as hipóteses de como se consolida na escrita (relação entre fonema e grafema), ela vai, aos poucos, se sentindo pertencente à cultura social, promovendo autoconfiança, alegria, maior autonomia, autoestima e liberdade de expressar o que pensa e deseja comunicar.
Parceria entre família e escola
O hábito de leitura dos pais ou responsáveis para e com as crianças incentiva e aguça nelas o desejo de compreender e se relacionar com o mundo letrado. A participação da família é muito importante para que a criança se sinta segura e pertencente a esse processo, pois é uma fase em que as crianças começam a ter responsabilidades que antes não tinham.
Esse apoio é muito importante, porque a criança leva para casa muito daquilo que ela aprende no Colégio e, da mesma forma, traz de casa aquilo sobre o que ela conversa em família. A parceria entre família e escola é uma das nossas premissas e está entre os diferenciais da educação marista, assim como a formação continuada dos educadores, o incentivo ao protagonismo juvenil e à partilha de conhecimentos, entre outros.
A escola tem o compromisso de promover situações de ensino e aprendizagem significativas, que estimulem a alfabetização e o letramento de maneira prazerosa e potente. Da mesma forma, a família exerce um papel fundamental nesse processo. Além de acompanhar diariamente o desenvolvimento das crianças, podem construir um espaço de estudo em casa, que estimule a leitura e escrita, possibilitando autonomia e protagonismo na aprendizagem.
O que achou do nosso processo de alfabetização e letramento? Quer saber mais sobre o jeito marista de educar? Então siga acompanhando o blog Em Família Marista, teremos novidades em breve!
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