Acreditamos que conhecimento deve ser compartilhado. Ao promovermos uma formação humana e integral, nós, maristas, incentivamos que os saberes construídos pelos estudantes, em diálogo com os educadores, possam ultrapassar o espaço escolar. Continue lendo e saiba mais sobre um grupo de estudantes alunos maristas que compartilham conhecimentos e contribuem com a formação de colegas de diversos países do mundo.
Experiência internacional
A Robótica Extracurricular é uma atividade complementar tradicional nos Colégios da Rede Marista. No Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo (RS), foi implementada em 2002, e possibilita que estudantes dos Anos Iniciais até o Ensino Médio entrem em contato com diferentes tecnologias e desenvolvam competências e habilidades que podem contribuir para o futuro profissional.
Uma das equipes integrantes da atividade no Colégio é a Under Control #1156, composta por cerca de 40 pessoas, entre estudantes, ex-alunos e mentores. O time participa anualmente da FIRST Robotics Competition (FRC), principal competição de robótica educacional a nível de Ensino Médio do mundo.
Multicampeã, a equipe venceu uma série de edições nos últimos anos, incluindo etapas em Nova York, Hudson Valley e Orlando, nos Estados Unidos. Em 2022, também recebeu o Chairman’s Award, prêmio de maior prestígio da FIRST – que homenageia a equipe que melhor representa um modelo para os demais competidores e encarna a missão de promover a ciência e a tecnologia, incentivando colegas mais jovens a se tornarem líderes na área.
O apoio a outros estudantes, aliás, é uma das principais características do grupo. Muito além das premiações, a Under Control segue a premissa de compartilhar conhecimentos e auxiliar no desenvolvimento de equipes nacionais e internacionais.
Compartilhar e crescer juntos
A Under Control assessora outras equipes de robótica de duas formas distintas e complementares: por meio da mentoria e da assistência. A primeira ocorre para auxiliar no desenvolvimento inicial dos times, com reuniões virtuais semanais. À medida que o processo avança, os encontros começam a ser mensais, até que o acompanhamento passa para a etapa da assistência.
A partir daí, o suporte ocorre conforme a necessidade dos assessorados. Os estudantes maristas se mantêm à disposição para dialogar e prestar apoio sempre que for preciso e que dúvidas surgirem.
Nos últimos quatro anos, foram 30 equipes mentoradas e 194 assistidas, alcançando mais de 20 países, como Uruguai e Nigéria, além do Brasil. São times que participam de categorias que vão desde a inicial, que convida os estudantes a montarem robôs com peças Lego, até a mesma da qual a Under Control faz parte, com competições internacionais.
Isabela Gonchoroski, estudante do 3º ano EM do Marista Pio XII e integrante da Under Control, conta que prestar assessoria para colegas de fora do Brasil é uma oportunidade para aprender. “Quando você tem essa troca de experiências com alguém de outro país e com a mesma idade que a sua, percebe que a única diferença é o idioma, pois passamos por situações parecidas, lidamos de diferentes formas, mas buscamos chegar ao mesmo resultado”, destaca.
Segundo ela, as vivências como estudante marista servem como incentivo para atuar a outras equipes. “Vemos na prática que compartilhar conhecimentos é a melhor forma de aprendizagem”, declara. “Sempre levo isso comigo quando vou participar de algum projeto de assessoria”.
Bruno Toso, educador mentor da Under Control, complementa: “são momentos que proporcionam crescimento pessoal, nos quais os estudantes entram em contato com outras realidades, tornam-se protagonistas e visualizam, em primeira mão, o impacto do trabalho que está sendo realizado, inspirando e sendo inspirados”.
Quer saber mais sobre como produzimos e compartilhamos conhecimento em nossos Colégios? Em breve, voltaremos com mais novidades. Até lá!
Adicionar comentário