Rede Marista | Blog

Por que a formação humana é um dos alicerces do jeito marista de educar

Nossa proposta educacional se consolida pela premissa de uma formação integral, solidária e com a presença marista. Para seguir proporcionando uma educação transformadora, acreditamos que é necessário que os educadores se aperfeiçoem de maneira contínua, respondendo às demandas atuais e indo ao encontro com o jeito marista de atuar, ser e conviver. Uma formação humana, alicerçada nos valores cristãos e em vista de uma cidadania plena, conforme ensinou o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat.

Essa perspectiva não se restringe aos profissionais que fazem parte na nossa instituição. Seguindo os valores maristas, temos o compromisso de partilhar conhecimentos para além dos nossos muros, contribuindo para a qualificação profissional e oportunizando o intercâmbio de experiências com professores de outros espaços. Continue lendo para saber como isso ocorre na prática.

Partilhas e construções em conjunto

No Colégio Marista São Francisco, localizado na cidade de Rio Grande (RS), a formação integrada com instituições de ensino do município já é uma tradição. Desde 2016, a escola promove o seu Seminário da Educação Infantil, projeto que convida especialistas para abordar diferentes temas relacionados ao segmento. O evento é realizado anualmente, reunindo educadores maristas e das redes pública e privada.

Com cerca de 100 vagas por edição, o Seminário já trouxe temáticas como Linguagens e Condições de fala, O Brincar como Cultura e Humanização das Crianças, A Experiência como Catalisadora de Aprendizagem, entre outras. Com a chegada da pandemia de Covid-19, o evento precisou se ressignificar e foi realizado em formato on-line no ano de 2020, chegando a contar com mais de 150 participantes – que representaram 50 escolas de 17 cidades da região.  

Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Marista São Francisco, Raquel de Azevedo Cunha, o Seminário é um espaço que possibilita a partilha de assuntos que desafiam as escolas da região. “É uma forma de dialogar sobre o que é pulsante no cotidiano das escolas”, destaca. “São temáticas de interesse comum, e, dessa forma, podemos aprofundar e contribuir na formação de todos os profissionais envolvidos, independentemente do espaço em que atuam”.

Formação humana e integral

Nós, maristas, acreditamos na formação integral. Isto é, preparamos os estudantes não só para os desafios de aprendizagem – focando na excelência acadêmica ou para serem expoentes no mercado de trabalho –, mas também para serem cidadãos exemplares, éticos, protagonistas, conscientes, empáticos, engajados e responsáveis socialmente. Isso só pode ser realizado de forma assertiva se os educadores estiverem apropriados e vivenciarem essa formação humana.

Compartilhar essas experiências para além da nossa instituição é uma forma de contribuir para a transformação da sociedade. Os 19 Colégios da Rede Marista, localizados em 13 cidades do Rio Grande do Sul, em Brasília e em Sinop (MT), dão continuidade à essa missão por meio de projetos como o Seminário da Educação Infantil e de outros tantos que consolidam nosso jeito de ensinar e de aprender.

Ficou interessado em saber mais sobre como essa formação humana se desdobra no dia a dia escolar? Quer conhecer melhor sobre a nossa proposta pedagógica? Siga conosco, em breve teremos novas informações aqui no Em Família Marista. Até a próxima!    

Adicionar comentário