Rede Marista | Blog

Protagonismo juvenil na prática: conheça a estudante que arrecadou 400 armações de óculos para deficientes visuais

Desde a Educação Infantil, os estudantes dos Colégios da Rede Marista são estimulados a responder a desafios do tempo em que vivemos, ajudando a construir um mundo melhor. O protagonismo juvenil permeia nossa forma de educar e possibilita que crianças e adolescentes se assumam como capazes de liderarprocessos individuais e coletivos. Continue conosco para conhecer a história de uma aluna que exemplifica isso na prática.

Cuidado e olhar ao próximo

A partir de um olhar empático sobre a realidade ao seu redor, a estudante Gabriela Corassini, do Colégio Marista Medianeira, de Erechim (RS), idealizou a campanha Faça uma boa ação, doe uma armação, projeto solidário que arrecadou cerca de 400 armações de óculos para a Associação dos Deficientes Visuais da sua cidade em 2021. A jovem, na época no 6º ano do Ensino Fundamental, teve a ideia após pesquisar preços para um modelo novo. “A atendente da óptica comentou comigo que percebia um número cada vez maior de pessoas que não compravam óculos por falta de condições financeiras, prejudicando ainda mais a sua visão”, conta.

Gabriela logo procurou apoio de pessoas e instituições próximas. Além do próprio Colégio, contou com a parceria da Sociedade Cultural Ítalo Brasileira Avanti Erechim, da qual faz parte e é Rainha Infantil, e das Óticas Paulo, empresa que recebeu as armações e cedeu as lentes para as armações. Também participaram supermercados e outros empreendimentos do município, que funcionaram como pontos de coleta das armações.

“O Marista Medianeira teve um papel muito importante na arrecadação das armações e no incentivo para que famílias, educadores e estudantes participassem”, explica a estudante. “Também contei com muito incentivo da minha família, educadores e colegas, que deram força e fizeram doações”.

O protagonismo juvenil como parte do cotidiano escolar

Gabriela é estudante marista desde os três anos de idade. Hoje com 12, ela considera que as vivências no Colégio têm sido essenciais na sua formação integral, pois aprimoram talentos e habilidades ao mesmo tempo em que motivam para que ela e os colegas sejam protagonistas e se desenvolvam enquanto cidadãos, com atitudes responsáveis consigo, com o próximo e com a sociedade.

Além das aprendizagens em sala de aula, a jovem destaca o Grêmio Estudantil do Marista Medianeira (Gecom) – do qual fez parte em 2021 – e a Pastoral Juvenil Marista (PJM) como iniciativas relevantes para a formação dos estudantes. “O Colégio sempre nos dá oportunidade de refletir sobre o cuidado que devemos ter com o outro e sobre como podemos contribuir, como seres humanos, com a nossa comunidade”, declara.

A pedagogia marista reconhece o amor ao próximo, a simplicidade e o cuidado com a vida como valores fundamentais de seu modo de educar. Por isso, cria espaços, situações e desafios de aprendizagem que mobilizem e acionem nos estudantes engajamento, conscientização para construção de projetos e ações que impactem positivamente o mundo. Uma educação integral ética, solidária e comprometido com a vida.

Isso ocorre de forma transversal em todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, escutamos as crianças, respeitamos seus tempos e escolhas, valorizamos suas subjetividades e potencialidades. Nos mantemos atentos às suas curiosidades e interesses, reforçando que escolham as maneiras que irão construir o conhecimento. Dessa forma, as crianças aprendem brincando e a partir de questionamentos que surgem no dia a dia escolar, sempre com a parceria constante das famílias.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes aprofundam a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. Os conteúdos trabalhados em sala de aula fortalecem a conexão entre os conhecimentos e cultivam a autonomia, a solidariedade e a amizade. As aprendizagens ocorrem de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e do entendimento de mundo.

Já nos Anos Finais, nível de ensino no qual Gabriela se encontra, constituímos um currículo interdisciplinar que potencializa o olhar crítico sobre o mundo, incentiva a formulação de perguntas, provoca os estudantes a tecerem relações e ações de impacto social. Isto é, criamos metodologias e situações de aprendizagem em que os estudantes percebam seu lugar ativo e propositivo na sociedade.

O Ensino Médio é a etapa conclusiva da vida escolar e abre portas para novos caminhos. São propostas ações pedagógicas que visam a ampliação do pensamento crítico, criativo, empreendedor e investigativo por meio da articulação dos conhecimentos de cada área. Ou seja, oportunizamos que os estudantes resolvam problemas reais e proponham ações de intervenção em diferentes contextos sociais. Em decorrência desse percurso, os jovens são motivados a exercer sua cidadania construindo e refletindo continuamente na integralidade de seus projetos de vida. Com a implementação do Novo Ensino Médio Marista em 2022, o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo juvenil ganhou ainda mais força

Gostou das formas pelas quais incentivamos o protagonismo? Quer saber mais sobre o jeito marista de educar? Então siga acompanhando o blog. Em breve, voltaremos com mais informações. Até lá!

Adicionar comentário