Rede Marista | Blog

“Fato ou Fake” sobre o Novo Ensino Médio

O ano de 2022 marca o início do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras. Como sempre acontece quando surge uma novidade, é comum que algumas pessoas ainda estejam com dúvidas em relação aos componentes curriculares atuais. Só não dá para espalhar desinformação ou boatos por aí!

Pensando nisso, elaboramos a lista abaixo. Ela traz os questionamentos mais frequentes sobre o currículo nos Colégios da Rede Marista. Fique por dentro do que vem por aí:

Os estudantes poderão escolher o que estudar?

Fato. Mas isso não significa que os jovens vão deixar qualquer conteúdo de lado.

Parte das aulas do Novo Ensino Médio será dedicada à Formação Geral Básica (FGB), que corresponde a 18 períodos semanais. Entram aí os componentes curriculares (que antigamente chamávamos de disciplinas) como Língua Portuguesa, Matemática, História, Física, entre outros, que são obrigatórios para todos os estudantes.

A outra parte será preenchida pelos Itinerários Formativos (comuns e optativos), que variam de 16 a 20 períodos semanais, de acordo com a realidade de cada escola. Os itinerários comuns, são os Núcleos de Aprofundamento e todos os estudantes realizam as aulas enquanto turmas, desenvolvendo competências e habilidades nas quatro áreas do conhecimento. Falaremos mais sobre isso na sequência.

Nos Colégios da Rede Marista, ainda haverá quatro períodos semanais dedicados aos Percursos Investigativos Optativos. Nessa dimensão curricular, cada estudante escolhe quais percursos deseja percorrer. As atividades têm duração de até um ano, de modo que um mesmo jovem pode participar de diversos Percursos Investigativos ao longo do Ensino Médio.

Saiba mais: Conheça os Percursos Investigativos Optativos da Rede Marista

A carga horária vai ser reduzida?

Fake. Na verdade, a Lei 13.415/2017, que alterou as diretrizes da educação nacional, prevê o aumento progressivo da carga horária nas instituições de ensino de todo o Brasil.

O Ensino Médio de antes mantinha um mínimo de 800 horas de aula por ano. Agora, é preciso oferecer pelo menos 1.000 horas de aula anuais. No futuro, essa quantidade aumentará para 1,4 mil.

Os jovens vão deixar de estudar algumas matérias?

Fake. Todos os componentes curriculares serão mantidos no Novo Ensino Médio Marista, ou seja: os estudantes continuarão tendo aulas de Artes, Filosofia, Biologia, Educação Física e demais disciplinas. O que ocorre é que quando os conhecimentos de determinado componente não estão na FGB, eles fazem parte do Núcleo de Aprofundamento em alguma das unidades curriculares, em diálogo com a sua respectiva área do conhecimento, produzindo um debate contemporâneo.

Isso resulta em uma reorganização da carga horária mínima de cada área do conhecimento. As escolas têm certa autonomia para definir o arranjo do currículo, desde que respeitem as orientações da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, o conteúdo básico, que é cobrado no Enem e em vestibulares, permanece.

Os Itinerários Formativos mudam de um colégio para outro?

Fato. De acordo com a legislação, cada instituição de ensino pode elaborar um currículo que melhor atenda à sua realidade. Levam-se em conta fatores como a relevância para a região, as demandas dos estudantes e a capacidade técnica para estruturar o curso.

Porém, embora exista essa autonomia, as escolas são orientadas a compor arranjos curriculares a partir dos seguintes eixos estruturantes:

– Investigação Científica;

– Processos Criativos;

– Mediação e Intervenção Cultural;

– Empreendedorismo.

Na Rede Marista, além dos Percursos Investigativos Optativos, trabalhamos como os chamados Núcleos de Aprofundamento. Cada Colégio, a partir de uma Matriz de Referência elaborada pelo Brasil Marista, organiza os planejamentos docentes em diálogo com características regionais e as comunidades locais, para a oferta de um ensino de qualidade.

Saiba mais: Qual é a diferença entre Núcleo de Aprofundamento e Percurso Investigativo Optativo?

As aulas serão somente on-line?

Fake. Nos Colégios da Rede Marista, as aulas seguem o formato híbrido. Os Percursos Investigativos Optativos correspondem a quatro períodos por semana de forma híbrida. Já as aulas da Formação Geral Básica e dos Núcleos de Aprofundamento seguem em modalidade presencial.

No entanto, cabe destacar que nossos estudantes também utilizam a plataforma Marista Virtual 3.0, um ambiente de aprendizagem digital e interativo por meio de diferentes propostas e atividades. Esse espaço permite aos jovens experienciarem outras formas de aprendizagem.

E então, tirou suas dúvidas sobre o Novo Ensino Médio? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades. Até breve!

Adicionar comentário