Rede Marista | Blog

Como serão as aulas na modalidade híbrida?

 A chegada do Novo Ensino Médio traz mudanças significativas aos Colégios da Rede Marista. Além da nova composição curricular, com carga horária ampliada, os estudantes terão aulas em modalidade híbrida. Isso significa uma mistura de encontros presenciais com atividades on-line. Continue conosco para entender os detalhes dessa dinâmica.

Por que adotar um modelo híbrido de ensino

A Rede Marista está em constante diálogo com os interlocutores das nossas unidades, estudantes, educadores e famílias. Atentos às demandas, optamos pelo formato híbrido dos Percursos Investigativos Optativos – a parte flexível do currículo.

Essa decisão também foi embasada pelo nosso projeto educativo, levando em conta o estudo dos arranjos e todo o nosso percurso de planejamento para a implementação do Novo Ensino Médio desde 2018. Acreditamos que essa é uma forma de respeitar a diversidade de repertório das nossas Juventudes. Afinal, nossos estudantes são potentes e terão a oportunidade de se experienciarem em diferentes contextos e modalidades de ensino.

Cabe ressaltar, ainda, que a adoção do modelo híbrido é uma maneira de preparar as turmas para o formato de aulas ofertadas no Ensino Superior, ou seja: trata-se de uma tendência importante no mundo da Educação.

Como serão as atividades híbridas nos Colégios da Rede Marista

Os Percursos Investigativos ocuparão quatro períodos por semana, em todos os três anos do Ensino Médio. As turmas não são seriadas, isto é, os grupos serão compostos de acordo com o percurso escolhido pelos jovens, em agrupamentos variados. Dessa maneira, um estudante de 1º ano poderá ser colega de estudantes de 2º ou 3º ano.

O jovem cursará dois Percursos Investigativos ao mesmo tempo, portanto dois períodos semanais para cada um. Desses, um período será de aulas presenciais, enquanto o outro corresponderá a atividades on-line. Fóruns, podcasts, vídeos e outros recursos interativos farão parte da modalidade online.

Importante dizer que a duração dos percursos é de um ano, com períodos avaliativos semestrais. Assim sendo, um mesmo estudante poderá trilhar diversos caminhos ao longo de sua trajetória no Novo Ensino Médio. A ideia é desenvolver projetos, prototipações, produtos e processos criativos vinculados aos eixos dos itinerários formativos, como já explicamos aqui no blog.

Saiba mais: Conheça os Percursos Investigativos Optativos da Rede Marista

Cultura digital perpassa todo o ensino na Rede Marista

Os demais períodos de aula são destinados à Formação Geral Básica e aos Núcleos de Aprofundamento. Essas dimensões curriculares preveem apenas aulas presenciais.

No entanto, em certa medida, pode-se dizer que a Rede Marista também segue o modelo híbrido de ensino nesse ponto, e isso porque nossos estudantes já estão habituados à plataforma Marista Virtual 3.0. No ambiente digital, eles participam de diferentes atividades interativas, tais como fóruns, games, quizzes, além de terem um espaço para organização das aulas e entregas diversificadas.

Em outras palavras, nossa plataforma proporciona estudantes outras formas de interação e de aprendizagens. Tudo, é claro, com excelência acadêmica e valores humano-cristãos sólidos tornando-os protagonistas do processo.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista? Então siga de olho em nosso blog. Em breve, voltaremos com novidades. Até lá!

Adicionar comentário