Rede Marista | Blog

Novo Ensino Médio contribui para o Projeto de Vida do jovem

  Enquanto instituição, temos a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida e, para tanto, assumimos princípios e compromissos que são definidos numa série de Posicionamentos Institucionais. Um deles diz respeito ao Projeto de Vida, tema do artigo de hoje.

  A chegada do Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista traz novos contornos e espaços de debate e sistematização à construção do Projeto de Vida dos estudantes, porém segue sendo premissa em todas as etapas de ensino. Afinal, o currículo inovador, aliado à excelência acadêmica, oferece meios para que cada estudante construa sua jornada, se aprofunde nos próprios interesses e se prepare para os desafios do futuro.

Projeto de Vida nos Colégios da Rede Marista

  Um Projeto de Vida é a construção do indivíduo em sua integralidade. Trata-se de um processo dinâmico, que envolve passado, presente e futuro, e segue sendo construído por meio de múltiplas escolhas e diversos trajetos possíveis.

  Para o estudante marista, essa elaboração se dá, em grande medida, no cotidiano escolar. A cada atividade realizada, o jovem vai desenvolvendo competências e habilidades. Junto a isso, também reflete sobre seu papel no mundo, considerando o compromisso com a casa comum, as responsabilidades que têm para consigo, seus colegas e as demais pessoas da sociedade.

  Construir um Projeto de Vida significa traçar objetivos e revisá-los de tempos em tempos, pois as circunstâncias podem mudar, demandando novas ações que não estavam inicialmente previstas. Esse movimento só é possível quando se pratica o autoconhecimento e quando se tem noção da realidade ao redor.

O jovem, por isso, deve ter a liberdade de conhecer vários caminhos e, principalmente, experimentar novas possibilidades de atuação no mundo. É dessa forma que cada estudante consegue se entender melhor, viver o presente e responder às inquietações relacionadas ao futuro.

Saiba mais sobre nosso posicionamento baixando o documento Projeto de Vida: a construção da integridade da pessoa.

Novo Ensino Médio e a Construção do Projeto de Vida

  Considerando nossa proposta de incentivar a elaboração de Projetos de Vida entre os jovens, a chegada do Novo Ensino Médio aparece como uma excelente oportunidade para experenciar desafios do presente e do futuro, isso porque um diferencial do currículo são os Itinerários Formativos, percursos nos quais os estudantes poderão se aprofundar numa área de conhecimento específica.

  As instituições têm autonomia para definir a composição curricular dos itinerários, pois poderão ser ofertados projetos interdisciplinares, seminários de pesquisa e outras atividades que contemplem as competências trabalhadas. Desse modo inovador, a aulas se aproximam das realidades das juventudes contemporâneas, além de garantir a formação integral do indivíduo.

  A proposta vai ao encontro do jeito marista de educar. A partir de agora, cada estudante poderá escolher itinerários formativos para se aprofundar em assuntos de seu interesse. Dessa maneira, conseguirá aprimorar talentos, ampliar conhecimentos e desenvolver novas habilidades para os desafios do futuro, ou seja, terá meios para (re)construir o próprio Projeto de Vida nas práticas diárias do contexto escolar.

  Gostaria de saber mais? Aqui no blog, temos diversos artigos explicando as especificidades do Novo Ensino Médio. Você pode saber como ficará a grade curricular dos Colégios e como os Itinerários Formativos serão trabalhados na Rede Marista. Aproveite para se informar sobre essa novidade!

Adicionar comentário