Atividades que desenvolvam o protagonismo e a construção da autonomia fazem parte do cotidiano nos Colégios da Rede Marista. Com a chegada do Novo Ensino Médio, essa perspectiva ganha ainda mais força. Fique conosco para saber como o processo de escuta junto aos jovens foi determinante para nossa proposta curricular.
O protagonismo do jovem nos Colégios da Rede Marista
Todo jovem é um ser social, que tem vontades próprias e ideias para comunicar ao mundo. Nesse sentido, é papel dos colégios atuarem na ampliação do repertório dos estudantes. Assim, cada um obtém meios para enriquecer sua trajetória pessoal, construindo um projeto de vida que faça sentido para o seu futuro.
Nos Colégios da Rede Marista, entendemos que o protagonismo estudantil é uma importante forma de posicionamento, que possibilita aos jovens se assumirem como capazes de conduzir processos individuais e coletivos. Em outras palavras, nós, maristas, reconhecemos os estudantes como atores potentes dos seus processos de aprendizagem.
Sendo assim, oferecemos atividades para abrir diferentes possibilidades de caminhos. Essa liberdade ajuda nossos jovens a construírem uma trilha de aprendizado única, com experiências que os auxiliarão nas escolhas do amanhã.
O Novo Ensino Médio chega para reiterar nosso compromisso com a formação integral do indivíduo. A partir dos Núcleos de Aprofundamento e dos Percursos Investigativos Optativos, cada estudante poderá desenvolver habilidades, aprimorar talentos e propor soluções para os desafios do futuro, com uma formação sólida e consistente.
Saiba mais: O que é flexível no currículo do Novo Ensino Médio
A construção do Novo Ensino Médio Marista
A Lei 13.415/2017, que estabelece as diretrizes para o Novo Ensino Médio, determina que os arranjos curriculares dos itinerários formativos sejam organizados conforme a relevância para o contexto local. Isso significa que a parte flexível do currículo deve atender às demandas da comunidade.
Com uma proposta pedagógica baseada no protagonismo do jovem, seria natural que os Colégios da Rede Marista envolvessem os estudantes na elaboração das atividades. Para tanto, nossas equipes desenvolveram processos de escuta com o objetivo de entender a fundo a realidade e as expectativas desse público.
Um exemplo é a pesquisa Vamos Falar sobre o Ensino Médio?: os(as) jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista. Esse levantamento foi conduzido com estudantes de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de Colégios e Unidades Sociais do Brasil Marista, entre outubro de 2018 e setembro de 2019.
A partir dos dados levantados, pudemos aprofundar nossa compreensão dos fenômenos juvenis. Esse trabalho foi essencial para entendermos como as turmas percebem o uso das tecnologias, os processos de construção da autonomia, os aspectos relativos à espiritualidade e tudo mais que compõe o jeito marista de educar.
Iniciativas como a pesquisa Vamos Falar sobre o Ensino Médio? são constantes nos Colégios da Rede Marista. Elas sinalizam pontos essenciaisdo trabalho desenvolvido, ao mesmo tempo que apresentam desafios vindouros.
Com o compromisso de educar integralmente num mundo em constante mudança, chegamos à nossa proposta pedagógica para o Novo Ensino Médio. Ela inclui Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos Optativos, organizados de acordo com os planejamentos docentes, em diálogo com características regionais e as comunidades locais. Com isso, os estudantes seguirão construindo conhecimentos nos componentes previstos na Formação Geral Básica e, da mesma forma, conectar saberes com temas de seu interesse.
Saiba mais: Qual é a diferença entre Núcleo de Aprofundamento e Percurso Investigativo Optativo?
Gostaria de conhecer outros detalhes sobre o jeito marista de educar? Então continue acompanhando nosso blog. Em breve, voltaremos com mais informações sobre o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Até lá!
Adicionar comentário