Rede Marista | Blog

Novo Ensino Médio: flexibilidade com excelência acadêmica

Os Colégios da Rede Marista priorizam a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, o que significa aliar a excelência acadêmica à formação de valores humano‑cristãos sólidos. Essa premissa encontra ainda mais eco com a chegada do Novo Ensino Médio. Veja como a flexibilidade do currículo contribui para uma proposta pedagógica inovadora.

Educação integral na Rede Marista

Nós sabemos que o jovem é um ser social, com voz própria e com capacidade de transformar o mundo em que vive. Portanto, atuamos para o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Isso é feito a partir de um processo formativo de subjetividades, nos modos de ser sujeito na sua integralidade e inteireza (do corpo, da mente, do coração e do espírito).

A proposta da formação integral vai ao encontro desse pensamento. Ela traz a excelência acadêmica nos componentes curriculares, preparando o estudante para ingressar no Ensino Superior e encarar os desafios do mundo do trabalho. Em paralelo, mantém o compromisso inegociável com os valores humano-cristãos, de modo a formar cidadãos exemplares, éticos, conscientes e comprometidos com a transformação social.

Nos Colégios da Rede Marista, o jovem pode exercer suas subjetividades de diferentes formas. Há programas como a Pastoral Juvenil Marista, o Voluntariado Marista e o Grêmio Estudantil, voltados para a formação de lideranças e a promoção de ações transformadoras. Temos grandes eventos da Rede, como o Festival Marista de Robótica, a Mostra Marista de Arte, a Mostra Marista de Iniciação Científica e a Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma), ações de culminância de projetos e propostas que são desenvolvidas no decorrer dos anos letivos, no cotidiano dos Colégios.

Essas são apenas algumas entre outras iniciativas criadas, como grupos e clubes, a partir da escuta do jovem. Elas desenvolvem competências e habilidades para o mundo de hoje.

Também oferecemos uma estrutura de altíssima qualidade, com educadores capacitados, além de salas de aula, laboratórios, quadras poliesportivas e diferentes ambientes de aprendizagem. Nesses espaços, as turmas desenvolvem práticas que estimulam o conhecimento nas diversas áreas do saber.

Novo Ensino Médio na Rede Marista

A proposta do Novo Ensino Médio vai ao encontro do jeito marista de educar. A partir de agora, o estudante poderá escolher itinerários formativos para se aprofundar em áreas de seu interesse. Dessa maneira, conseguirá aprimorar talentos, ampliar conhecimentos e desenvolver novas habilidades para os desafios do futuro.

A flexibilidade no currículo marista é entendida como um princípio curricular que valoriza as múltiplas linguagens, mídias e tecnologias. Dessa maneira, torna o ambiente escolar um espaço conectado às inovações tecnológicas, a novas formas de investigar e de acessar conheci­mentos pertinentes.

A qualidade da educação continua garantida. Por meio da Formação Geral Básica (FGB), as turmas de Ensino Médio terão 18 períodos por semana com aulas das disciplinas tradicionais. Incluem-se aí Língua Portuguesa, Matemática, Química e História, entre outras, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nos demais períodos, o estudante participará de atividades relacionadas aos Núcleos de Aprofundamento e aos Percursos Investigativos. Por meio dessas trilhas, o estudante desenvolverá ainda mais sua autonomia, escolhendo caminhos de acordo com suas expectativas e seu perfil.

Os colégios da Rede Marista oferecerão Núcleos de Aprofundamento comuns a todos os estudantes de uma mesma turma, garantindo a continuidade dos conhecimentos presentes nos componentes curriculares, por área do conhecimento, abordados na Formação Geral Básica (FGB). Os Núcleos de Aprofundamento são constituídos a partir dos seguintes eixos estruturantes:

– Empreendedorismo;

– Investigação Científica;

– Mediação e Intervenção Sociocultural;

– Processos Criativos.

Já os Percursos Investigativos Optativos são projetos organizados em unidades curriculares de menor duração, com foco em pesquisa e intervenção social. A ideia é trabalhar habilidades investigativas para propor soluções aos desafios da sociedade.

Saiba mais: Qual é a diferença entre Núcleo de Aprofundamento e Percurso Investigativo?

Os encontros seguirão a modalidade híbrida, com atividades em ambientes presenciais e digitais. Dessa forma, construiremos uma trajetória educacional inédita, flexível e conectada com as realidades das juventudes contemporâneas.

Quer saber mais? Então continue acompanhando o nosso blog. Em breve, retornaremos com outras informações sobre o Novo Ensino Médio nos Colégios da Rede Marista. Até lá!

Adicionar comentário