Rede Marista | Blog
Ensino Médio

O que é o Novo Ensino Médio

O currículo escolar dos jovens brasileiros vai mudar. A partir de 2022, entra em vigor o Novo Ensino Médio, que prevê itinerários formativos flexíveis e a ampliação da carga horária das aulas.

Se você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento desse modelo de ensino, continue conosco. Preparamos um material explicativo para esclarecer os principais pontos.

Novo Ensino Médio: o que é

O Novo Ensino Médio é fruto da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa atualização estabeleceu uma nova estrutura para a formação escolar em todo o território brasileiro.

Uma das mudanças diz respeito à carga horária. Agora, o tempo mínimo de aulas passa de 800 horas para 1.000 horas por ano.

Já a organização curricular ficou mais flexível. Os estudantes terão a formação geral básica de 1,8 mil horas, distribuídas ao longo dos três anos de formação. O tempo restante será preenchido com projetos, oficinas e disciplinas que integrem os chamados itinerários formativos.

Como será a formação geral básica no Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação promulgou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. Ela estabelece os objetivos de aprendizagem de cada etapa escolar, funcionando como referência para a elaboração do currículo de cada instituição de ensino.

Em outras palavras, a BNCC não determina um modelo de ensino pronto, até porque não opera sob uma lógica conteudista. Em vez disso, o documento define competências gerais que os alunos deverão desenvolver. São conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para construção de projetos de vida.

No caso específico do Novo Ensino Médio, a BNCC orienta a organização curricular da formação básica dos estudantes a partir destas quatro áreas:

– Linguagens e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

É importante ressaltar que o texto da Base Nacional Curricular foi debatido por diversos especialistas em educação. O processo até a aprovação da versão final também passou por consulta pública, com contribuições da sociedade civil.

O que são os itinerários formativos

Outro diferencial do Novo Ensino Médio são os itinerários formativos. Nesses percursos, cada estudante poderá se aprofundar numa das quatro áreas de conhecimento ou, então, obter uma formação técnica e profissional.

As escolas terão autonomia para definir quais itinerários vão oferecer aos alunos, considerando a realidade e as demandas daquela região. Também haverá a possibilidade de o jovem cursar mais de um itinerário formativo de maneira sucessiva ou concomitante, de acordo com suas aptidões ou seus objetivos de vida.

Essa parte flexível do currículo visa à formação integral da pessoa. Desse modo, as instituições poderão oferecer projetos interdisciplinares, seminários de pesquisa e outras atividades que contemplem as competências trabalhadas.

Como o Novo Ensino Médio vai funcionar na prática

Tudo certo até aqui? Esperamos que o artigo de hoje tenha ajudado você a entender a estrutura do Novo Ensino Médio.

Nas próximas semanas, vamos trazer mais conteúdo sobre o assunto. Continue acompanhando o blog para conhecer detalhes sobre os itinerários formativos, a implementação do novo currículo e muito mais. Até lá!

Adicionar comentário