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Ensino Médio

Como será o currículo do Novo Ensino Médio

O currículo do Novo Ensino Médio se divide em duas partes. De um lado, está a formação geral básica (FGB), que é comum para todos os estudantes. Na outra ponta, vêm os itinerários formativos, mais flexíveis. Como será que essas duas dimensões funcionarão na prática?

É sobre esse aspecto que vamos tratar no artigo de hoje. Fique conosco para saber os detalhes!

Formação básica no currículo do Novo Ensino Médio

Das 3 mil horas curriculares previstas para o Novo Ensino Médio, até 1,8 mil deverão ser preenchidas com a FGB. Entram aí as disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa, Matemática, Química, Biologia e História, entre outras.

A Lei 13.415/2017 estabelece que o ensino de Língua Portuguesa e Matemática será obrigatório nos três anos da formação. O currículo ainda terá Língua Inglesa e, se possível, a oferta de outro idioma estrangeiro.

As práticas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia também estão garantidas. A carga horária de todas as disciplinas será definida pelas redes de ensino, dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Independentemente do número de horas em sala de aula, o importante é que as escolas cumpram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento prevê uma série de competências que os estudantes deverão atingir ao fim do curso, dentro destas quatro áreas:

– Linguagens e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Itinerários formativos: a parte flexível do currículo

A grande novidade no currículo do Novo Ensino Médio são os itinerários formativos. Nas 1,2 mil horas restantes, ao longo dos três anos, o aluno participará de oficinas, seminários e outras atividades temáticas dentro do percurso escolhido.

A ideia é incentivar o jovem a adotar um projeto de vida. Ele poderá aprofundar o conhecimento numa área específica, preparando-se para o Ensino Superior, ou então sair do colégio com uma formação técnica – sem aumento de carga horária.

As instituições de ensino têm autonomia para ofertar itinerários formativos de acordo com o contexto local, a relevância para a comunidade e as possibilidades de realização desses cursos. O arranjo curricular obedece a uma destas cinco áreas:

– Linguagens e suas Tecnologias;

– Matemática e suas Tecnologias;

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

– Formação Técnica e Profissional.

Em acréscimo, uma portaria do Ministério da Educação definiu eixos estruturantes para os itinerários. Recomenda-se que os cursos sejam organizados a partir destas temáticas:

– Investigação Científica;

– Processos Criativos;

– Mediação e Intervenção Sociocultural; 

– Empreendedorismo.

Os itinerários formativos dos Colégios da Rede Marista foram estruturados para estimular a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico dos estudantes. Ao escolher um Núcleo de Aprofundamento, o jovem terá oportunidade de ampliar o conhecimento na área de interesse. Essa formação é seriada, com carga horária distribuída ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Além dos Núcleos de Aprofundamento, os estudantes terão acesso aos Percursos Investigativos Optativos. Serão projetos semestrais, em turmas não seriadas, para a construção colaborativa de conhecimento.

Quer saber mais detalhes sobre os Núcleos de Aprofundamento e os Percursos Investigativos Optativos da Rede Marista? Então continue acompanhando o blog. Em breve, traremos outras informações sobre o Novo Ensino Médio. Até lá!

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